Visafértil | Mirlene Picin é terceira colocada em “Giro” de corrida na Itália.
Inovação, tecnologia e sustentabilidade em benefício da agricultura O Grupo Visafértil, há mais de 24 anos, produz e comercializa Adubos Orgânicos, Corretivos e Condicionadores de solo. Técnicas inovadoras de fermentação e compostagem garantem excelência de qualidade.
adubo orgânico, agricultura, adubo, solo, fertilizante, plantação, ambiental, corretivos de solo, condicionadores de solo, compostagem
19160
single,single-post,postid-19160,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.4,vc_responsive

Mirlene Picin é terceira colocada em “Giro” de corrida na Itália.

16 Abr Mirlene Picin é terceira colocada em “Giro” de corrida na Itália.

Corredora competiu pela equipe da cidade de Assisi.

Desde 2003, na primeira edição, a equipe de Assisi competiu todos os anos, e havia conseguido colocar uma mulher no TOP 3 apenas nos anos de 2011 e 2012, com a italiana Maria Cristina Daoli.

Tradicional evento da região de Umbria, em sua 17° edição, reuniu 69 equipes e cerca de 400 corredores.

O evento é dividido em 4 etapas, em 4 diferentes cidades e em 4 dias consecutivos, sendo uma delas a escalada cronometrada em Assisi e a final de domingo em torno do Lago de Pietrafitta.

Organização distribui 3.500,00 euros em premiação individual e por equipes.

Classificação Geral feminina após 4 etapas

– Cassandra Uliviere – Itália – 02:26:48

– Federica Poesini – Itália – 02:27:34

– Mirlene Picin – Brasil – 02:37:22

Classificação Geral masculina após 4 etapas

–  Mourad Haibel – Marrocos – 02:03:49

– Alessandro Mezzetti – Italia – 02:05:27

– Carmine Luce – Italia – 02:06:07

Cada etapa:

11/04 – 10,5km – Castel Ritaldi

12/04 – 9,5km – Begavna

13/04 – 5,2km – Assisi

14/04 – 10km – Lago Di Pietrafitta

Cada uma das etapas tem suas peculiaridades.

Lago Di Pietrafitta, a etapa mais plana em piso de cascalho.

Castelo de Ritaldi, um misto de estrada de terra e asfalto, com uma subida de 5km no meio do percurso. Bevagna, em piso de asfalto, com pouca variação altimetria pelas ruas do centro histórico e em torno do rio que corta a cidade. Assisi, é a etapa mais diferenciada, sendo uma escalada de 5km da base da cidade até Rocca Maggiore, percorrendo as vielas da cidade com passagem pela basílica de São Francisco e Igreja de Santa Chiara de Assisi. Está etapa tem um formato diferenciado, com largada individual e diferença de 20 segundos entre cada atleta. A ordem de largada é formada pela posição que o atleta ocupa no giro, sendo que os detentores dos melhores tempos largam no final.

A mogimiriana foi a terceira colocada no geral do “tour” após a soma do tempo das 4 etapas, acumulando 3 medalhas de bronze nas primeiras etapas e uma quarta colocação na etapa final.

“O formato do evento é muito legal, e também muito desafiador e intenso. Correr 4 dias consecutivos em distâncias para especialistas em corridas de rua, foi muito desgastante para mim. A única etapa que era a minha “praia” era a escalada de Assisi, prova disso foi ser a etapa que eu me aproximei mais das duas primeiras colocadas, corredoras italianas muito fortes nos 10k e meia maratonas.

Para a final de domingo, eu tinha uma vantagem de 2 minutos e 20 segundos na frente da quarta colocada, que ameaçava a minha posição final do giro, e próximo haviam mais 3 corredoras com diferença de segundos entre elas. Como não poderia fazer nada em relação a primeira e segunda posição, a não ser que alguma das duas corredoras tivessem um prova muito ruim, o foco foi controlar o tempo das que me ameaçavam, já que eu também não tinha energia para muita coisa mais. O esforço foi não deixar a corredora que me ameaçava abrir muito, seguindo ela sempre a 30 ou 40m de distancia.

No final, ela fechou a prova 19 segundo na minha frente, e mantive 2 minutos e 1 segundo de vantagem na somatória, e que me garantiram a terceira posição geral de todo o tour.” – Mirlene Picin

“Para mim, o que me manteve muito focada e preparada para os 4 dias de eventos, foram as experiências com as competições de ski cross country e biahtlon, que seguem o mais ou menos o mesmo formato. e eu já tinha uma ideia de como o meu corpo reagiria a sequencia de esforços. Em um único final de semana na neve, largo de 2 a 3 vezes, sem intervalo de descanso, em provas que variam de 7,5km a 15km, sempre muito intensas. Recuperar para o dia seguinte, não é tarefa muito fácil. As vezes chegamos a realizar 5 provas em um prazo de 6 dias, no campeonato sul-americano, por exemplo” – Mirlene Picin

Podium Verde Visafertil

Com o estes resultado, 3 medalhas de bronze em 1 quarto lugar nas provas deste final de semana, foram somadas mais  55 mudas para o projeto de reflorestamento, que serão plantadas no final do ano de 2019.

Até o momento, Mirlene competiu em 8 eventos, somando 8 podiuns e 135 mudas.

2019 é o ano da quinta edição do projeto de reflorestamento. Uma parceria entre a atleta e Ulisses Girardi, presidente da empresa de fertilizantes orgânicos Visafértil. Cada vez que a atleta sobe ao podium, uma determinada quantia de árvores é plantada.

1 – 25 mudas / 2 – 20 mudas / 3 – 15 mudas / 4 – 10 mudas / 5 – 5 mudas.

No primeiro ano do projeto, em 2015, 380 mudas foram plantadas com os resultados da atleta. Em 2016 foram 290. 2017 – 320. 2018 – 255.

Ao longo do ano, os resultados são somados e o plantio tem o início em novembro ou dezembro. As árvores são plantadas parte em Benedito Novo, Santa Catarina, e outra parte em Mogi Mirim, cidade natal da atleta e sede da empresa Visafértil.

Além do plantio de mudas, o projeto já distribuiu mais de 50.000 sementes de Palmito Juçara gratuitamente, em eventos esportivos e palestras sobre a atleta e o meio ambiente. A Visafértil mantém ainda, outros projetos ligados a educação, a informação e a conscientização de estudantes e da população em geral, sobre a importância do cuidado com a natureza. (Eco Escola Visafértil, Lupa, Preservação Ambiental, Guia ValorAção de Coleta Seletiva.)

Patrocínio:

Visaférti

AJP Motos Brasil

Apoio:

Murilhas Comunicação

Hospital 22 de Outubro

Mediphacos