Visafértil | PODIUM VERDE – PROJETO INICIA O PLANTIO DAS MUDAS
Inovação, tecnologia e sustentabilidade em benefício da agricultura O Grupo Visafértil, há mais de 24 anos, produz e comercializa Adubos Orgânicos, Corretivos e Condicionadores de solo. Técnicas inovadoras de fermentação e compostagem garantem excelência de qualidade.
adubo orgânico, agricultura, adubo, solo, fertilizante, plantação, ambiental, corretivos de solo, condicionadores de solo, compostagem
17676
post-template-default,single,single-post,postid-17676,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

PODIUM VERDE – PROJETO INICIA O PLANTIO DAS MUDAS

PODIUM VERDE – PROJETO INICIA O PLANTIO DAS MUDAS

Projeto inicia o plantio das mudas.

As chuvas da última semana “abriram” a temporada de reflorestamento para o projeto.

No dia 10/09 foram adquiridas 130 mudas no Viveiro Florestal – Mudas do Vale em Timbó, em Santa Catarina. Parte das mudas foram ao solo no dia 12/09, dando assim o inicio ao plantio do Podium Verde.

As mudas foram plantadas na cidade de Benedito Novo- SC, na estrada da Penca (1ª lote).

Dentre as espécies escolhidas esta a canela sassafrás, que inclusive é uma espécie da mata atlântica ameaçada de extinção. Mirlene pratica duas modalidades extremamente ligadas a natureza: a corrida de montanha e o ski cross country. Já a Visafértil, empresa sediada em Mogi Mirim, desenvolve e aprimora a mais de 20 anos,  técnicas de fermentação que transformam matéria orgânica em substâncias húmicas e sais minerais. Consciência ambiental, projetos sociais e educacionais sempre fizeram parte da visão e missão da empresa.

A escolha da espécie: O sassafrás é nativo de florestas e capões e parente da canela, do louro e da imbuia. Seu óleo, com aplicações em perfumaria e na fabricação de inseticidas, tem uma característica importantíssima: sua densidade nunca se altera, mesmo em altas variações de temperatura. Essa estabilidade é vital para aparelhos de precisão e já foi muito utilizado em aeronaves e até em espaçonaves. Para esta aplicação (aparelhos de precisão), atualmente é utilizado um óleo semelhante de outra planta. Sua cultivação não é popular, pois o sassafrás cresce bem devagar e dá frutos de vez em quando, sendo assim, ninguém o cultiva.[1]

Canela-sassafrás ou sassafrás (Ocotea odorifera (Vellozo) Rohwer; Lauraceae) é uma espécie da flora brasileira ameaçada de extinção do ecossistema da Mata Atlântica, segundo o IBAMA.

Floração: Dez./jan.

Cor das flores: Amarelas

Frutificação: Mai./jun

Uso comercial: A Canela Sassafrás é utilizada para extração de óleo sassafrás, construção de móveis e construções em geral.

Sinonímia botânica: Aydendron suaveolonsLaurus odoriferaMespilodaphne indecora intermediaMespilodaphne pretiosaOcotea pretiosa(Nees) Mez

 

Entenda o projeto:

Em janeiro de 2015, a corredora de montanha e esquiadora Mirlene Picin e a empresa Visafértil, fecharam uma parceria e criaram o Podium Verde Visafértil. Cada vez que a atleta subisse ao podium durante no ano de 2015, uma determinada quantia de mudas seria plantada em áreas de reflorestamento.

– De janeiro até o presente momento, com os podiuns da atleta, foram contabilizadas 330 mudas.

– Ouro = 25 mudas, prata = 20, bronze = 15, 4ª posição = 10 e 5ª = 5 mudas.

O plantio é só o início do trabalho. A empresa se comprometeu a cuidar das plantas nos primeiros anos de vida, fase decisiva para o desenvolvimento das árvores em sua totalidade.

 

Até o final do ano, o restante das mudas será plantado de acordo com a chegada das chuvas. Parte do reflorestamento também será feito na cidade de Mogi Mirim (o trabalho deve começar nas próximas semanas), interior do estado de São Paulo. Mirlene Picin, tem até dezembro para subir ao podium e aumentar esse número.

“Fico muito feliz de ver o projeto se concretizando. Me sinto lisonjeada de ter o apoio de duas empresas ligadas ao meio ambiente, a Visafértil e a Nanobr Nanotecnologia (empresa especializada em limpeza técnica e proteção nanotecnologia de superfícies com o mínimo impacto ambiental em seus serviços). Uma pena não poder estar presente no plantio em Santa Catarina. Me emocionei em ver as fotos dos moradores e trabalhadores locais realizando o plantio juntamente com as crianças, as árvores plantadas agora serão para as gerações futuras.

Parcerias com gente do bem, pra fazer as coisas acontecerem.”

 

 

Créditos da foto: Mila Buzzi

Legenda: Ulisses Girardi, presidente da Visafértil e moradores e trabalhadores da região realizando o plantio das mudas.

 

 

Patrocínio

Nanobr Nanotecnilogia

Visafértil

 

Parceria

Murilhas Comunicação

Suunto Brasil

Apoio

Hospital 22 de outubro

Sejel Mogi Mirim

Sigvaris