Visafértil | Palmito-juçara
Inovação, tecnologia e sustentabilidade em benefício da agricultura O Grupo Visafértil, há mais de 24 anos, produz e comercializa Adubos Orgânicos, Corretivos e Condicionadores de solo. Técnicas inovadoras de fermentação e compostagem garantem excelência de qualidade.
adubo orgânico, agricultura, adubo, solo, fertilizante, plantação, ambiental, corretivos de solo, condicionadores de solo, compostagem
19071
page,page-id-19071,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.4,vc_responsive

Palmito-juçara

A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da mata atlântica e muito importante do ponto de vista ecológico, econômico e social.

Ela produz frutos que alimentam uma grande quantidade de animais e estes ao se alimentarem de sua polpa, acabam dispersando as sementes da palmeira pela floresta.

Do ponto de vista econômico e social, os frutos da palmeira-juçara podem ser utilizada para   produção de polpas, semelhando ao que se faz com o açaí (Euterpe oleracea), porém ao contrário do açaí, esta atividade é ainda incipiente para a juçara – após o despolpamento pode-se comercializar as sementes e/ou mudas da juçara. Outra parte da palmeira de grande valor econômico é o palmito (ápice caulinar), este para ser explorado demanda o corte da palmeira. Infelizmente, muitas vezes essa exploração é realizada sem critérios e em ambientes de preservação ambiental, isso acaba comprometendo o equilíbrio ecológico da floresta e gerando conflitos sociais.

Palmito-juçara, semente
Palmito-juçara, planta adulta

Como fazer mudas de palmito-juçara

A germinação dessa palmeira não é difícil, porém devemos atentar para o armazenamento das sementes, ele é fundamental para viabilidade das sementes.

As sementes da palmeira juçara  são recalcitrantes (sementes que diminuem a taxa de germinação após o seu secamento), portanto conservá-las por muito tempo sem que se comprometa a sua taxa germinativa, é uma tarefa difícil.

Beneficiamento / Lavagem

Sabendo disso, logo após o beneficiamento (retirada da polpa) dos frutos, as sementes devem ser lavadas, deixar na água por 24 horas e postas para germinar.

Palmito-juçara, lavagem
Palmito-juçara, armazenamento

Armazenamento

Caso necessite armazená-las por algum motivo, recomendo colocá-las em sacos plástico e mantêlas úmidas – recomendo lavar as sementes com água corrente, algumas vezes, durante esse período, dessa forma evita-se o ataque de fungos nas mesmas.

Germinação

As sementes podem ser postas para germinar em substrato composto por 80% e 20 % de composto orgânico. O substrato deve ser mantido sempre úmido e deixado em ambiente semi sombreado. As sementes germinam após cerca de 50 dias e geralmente a taxa de germinação é superior a 80%.

Palmito-juçara, germinação

Palmito-juçara, muda

Consulte nossos especialistas para orientação e informações sobre os nossos produtos!