Visafértil | Pau-Brasil
Inovação, tecnologia e sustentabilidade em benefício da agricultura O Grupo Visafértil, há mais de 24 anos, produz e comercializa Adubos Orgânicos, Corretivos e Condicionadores de solo. Técnicas inovadoras de fermentação e compostagem garantem excelência de qualidade.
adubo orgânico, agricultura, adubo, solo, fertilizante, plantação, ambiental, corretivos de solo, condicionadores de solo, compostagem
19507
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-19507,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Pau-Brasil

HISTÓRIA E CURIOSIDADES DA ÁRVORE QUE DEU ORIGEM AO NOME DO PAÍS

O pau-brasil tem um tom avermelhado que permitia a fabricação de corantes.

No dia 3 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do pau-brasil, árvore que originou o nome do país e se tornou seu símbolo, espécie nativa da região da Mata Atlântica, e era conhecida pelos índios como Ibirapitanga (árvore vermelha), devido à sua coloração.

Sua madeira mundialmente famosa foi indicada inclusive para a fabricação de navios, móveis de luxo e de arcos de violino, com seu auge no período colonial sendo uma das principais fontes de renda do país; seu corante avermelhado foi usado por muitos anos pelos europeus para fabricar tecidos de luxo e tinta para escrever.

O uso indiscriminado que gerou a exploração desmedida fez com que, em 2004, a árvore entrasse para a lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Atualmente, o pau-brasil é protegido por lei e não pode ser cortado nas florestas. Ações de plantio procuram reproduzir as espécies nativas, dentre elas nossa árvore-símbolo, resgatando a memória dessa importante árvore nacional.

Folhas e Sementes do Pau-Brasil. (Fonte: arvores.brasil)

10 dicas sobre o Pau-Brasil

Dica 01

1) As árvores atingir a até 30 metros de altura na floresta nativa; de flores amarelas que florescem de outubro a novembro.

Dica 02

2) A madeira é pesada, lisa e dura e pode ser talvez a mais valiosa do mundo, pois é considerada incorruptível, por não apodrecer e não ser atacada por insetos.

Dica 03

3) Também é conhecido por ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta;

Dica 04

4) O nome científico Caesalpinia é uma homenagem ao médico e botânico italiano Andrea Cesalpino, que viveu no século XVI.Echinata significa “cheio de espinhos” em latim, e Lam é a abreviatura de Lamarck que, em 1789, descreveu a espécie pela primeira vez.

Dica 05

5) Em três séculos, foram derrubadas sete milhões de árvores, mais de três mil toneladas por ano, praticamente “varrida” da flora brasileira.

Dica 06

6) Ibirapitanga, para o índio. Pau-brasil, para o colonizador português.

Dica 07

7) De cor vermelha-fogo, o pau-brasil tingia, com a cor de reis e nobres, os linhos, as sedas e os algodões das cortes europeias.

Dica 08

8) O uso do pau-brasil restringe-se hoje à fabricação de arcos de violinos, por causa de sua escassez;

Dica 09

9) O ciclo econômico do Pau-Brasil teve início em 1503; até trinta anos após a chegada dos portugueses, era esse o único recurso explorado; perdendo sua condição de artigo econômico mais importante da América Portuguesa para o açúcar.

Dica 10

10) Com propriedades medicinais e tem sido utilizado como um adstringente, cicatrizante, depurativo e antidiurético, extratos são testados como tratamentos para câncer.

Como fazer mudas de pau-brasil

  1. Escolha sementes de boa qualidade, descarte as sementes chochas, quebradas, brocadas e muito verdes; escolha as sementes de coloração arroxeada, inteiras e integra;
  2. Após a seleção das sementes coloque pra secar a sombra e efetue a semeadura de 2 a 3 dias após a coleta;
  3. Poderá semear em tubetes, saquinhos, vasos ou bandejas;
  4. Adicione substrato de boa qualidade especifico para germinação, coloque as sementes com as pontinhas para baixo;
  5. Manter uma distância de no mínimo 5 cm entre sementes;
  6. Temperatura para germinação deve ser em torno de 30ºC;
  7. Regar assim que efetuada a semeadura, manter a umidade e regar quando em torno de 3 vezes na semana para manter a umidade. Depois da germinação poderá diminuir a irrigação;
  8. Depois de 30 a 45 dias após a germinação, poderá transplantar as mudinhas para sacos e outros recipientes.
  9. Utilizar adubos orgânicos para o fornecimento de nutrientes necessários para o crescimento das plantas
  10. O florescimento da árvore de pau-brasil acontece de 5 a 6 anos após o plantio.
{"wp_error":"cURL error 60: SSL certificate problem: unable to get local issuer certificate"}