Visafértil | PROJETO EXPERIMENTAL DE COMPOSTAGEM SEGUE COM AÇÕES EM 2016
Inovação, tecnologia e sustentabilidade em benefício da agricultura O Grupo Visafértil, há mais de 24 anos, produz e comercializa Adubos Orgânicos, Corretivos e Condicionadores de solo. Técnicas inovadoras de fermentação e compostagem garantem excelência de qualidade.
adubo orgânico, agricultura, adubo, solo, fertilizante, plantação, ambiental, corretivos de solo, condicionadores de solo, compostagem
18047
single,single-post,postid-18047,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.4,vc_responsive

PROJETO EXPERIMENTAL DE COMPOSTAGEM SEGUE COM AÇÕES EM 2016

56bb3b94cce7b

10 Fev PROJETO EXPERIMENTAL DE COMPOSTAGEM SEGUE COM AÇÕES EM 2016

As representantes da empresa Visafértil, Maria Emília, educadora ambiental, e Ana Renata, orientadora técnica do processo de compostagem, visitaram Socorro nesta quarta-feira (03) para definir as ações de 2016 junto ao Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Educação.

A Visafértil é uma empresa especializada na transformação de matéria orgânica em fertilizantes e sais minerais, por meio de um processo conhecido como compostagem. Em Socorro, a compostagem é realizada como parte de um projeto experimental desde novembro de 2014.

O intuito é verificar se esse procedimento é viável para ser praticado em todo o município, de modo a reduzir o lixo que vai para o aterro sanitário municipal e ainda produzir fertilizantes, atualmente utilizados em jardins e hortas cuidadas pela Prefeitura.

O projeto experimental é desenvolvido no Jardim Gollo e também na Escola Municipal Coronel Olimpio Gonçalves dos Reis, onde os alunos são ensinados sobre como funciona a compostagem e qual a importância ambiental e social desse procedimento.

O processo é simples: as residências participantes recebem lixeiras exclusivas para depósito de resíduos orgânicos – nem todos são compostáveis. A cada coleta, realizada de segunda, quarta e sexta, o material é levado à Central de Compostagem, onde passa por transformação e se torna fertilizante.

No convênio com a Visafértil, a Prefeitura realiza todo o procedimento e envia os dados para a empresa, como temperatura e peso do material recolhido. Esses dados são utilizados em pesquisas científicas na Universidade Federal de São Carlos. Por sua vez, a Visafértil oferece todo suporte de orientação e o material necessário para a compostagem.

De novembro de 2014 até 18 de janeiro de 2016, mais de nove toneladas de lixo foram destinadas à compostagem, ou seja, não ocuparam espaço no aterro. Segundo análise química feita pela empresa, a qualidade do composto feito em Socorro é boa, com satisfatórias quantidades de nutrientes.

Em 2016, o projeto continua no Jardim Gollo. Dia 21 de maio haverá um mutirão no bairro para angariar novos participantes. Já na EM Coronel Olimpio G. dos Reis, haverá um concurso cujos vencedores poderão conhecer pessoalmente o processo de compostagem realizado pela Visafértil.

FONTE: HTTP://WWW.SOCORRO.SP.GOV.BR/NOTICIAS/PROJETO-EXPERIMENTAL-DE-COMPOSTAGEM-SEGUE-COM-ACOES-EM-2016